VISITE O BLOG E APROVEITE PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Este Blog foi criado com o objetivo de apresentar as aprendizagens dos alunos matriculados nas disciplinas SSE 00275 Tópicos Especiais em Educação Especial, voltada para estudantes de diversas licenciaturas e SSE 00247 - Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação, oferecidas pela Professora Dr.ª Cristina Maria Carvalho Delou, desde o primeiro semestre de 2009 e 2011, respectivamente, na Faculdade de Educação da UFF, até a sua aposentadoria em 2017. São as primeira ações pedagógicas em EDUCAÇÃO STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) na Faculdade de Educação da UFF.

A legislação educacional da atualidade (Resolução CNE/CEB Nº 04/2009) garante o atendimento educacional especializado na própria escola de alunos com altas habilidades/superdotação estão matriculados ou em sala de recursos de outras escolas, no contra-turno de sua matrícula regular, a fim de que possam suplementar o ensino curricular. Contudo, isto não acontece na maior parte de Brasil por uma série de motivos diferentes, deixando alunos automotivados para o conhecimento sem o encaminhamento ao qual tem direito garantido em Lei federal (LDB, 1996).

Professores se formam e alunos com altas habilidades/superdotação estão nas escolas. A maior parte dos professores se formam sem qualquer orientação sobre as práticas pedagógicas mais adequadas para alunos que se encontram mais adiantados do que o nível de ensino praticado na turma aonde foi matriculado, alunos que já sabem ler aos 6 anos de idade quando deveriam fazer o 1º ano para serem alfabetizados, alunos curiosos, de aprendizagem rápida e comprometidos com a sua formação escolar.

Ignorar a presença de alunos com altas habilidades/superdotação na sala de aula pode afetar não só a qualidade da vida escolar como a cidadania pela falta de acesso a oportunidades positivas para o desenvolvimento de potencialidades ou mesmo a realização dos talentos, sejam eles acadêmicos ou não.

A fim de contribuir com a formação de professores comprometidos com a política de inclusão para todos e favorecer que os licenciandos pudessem se familiarizar com o perfil dos alunos com altas habilidades/superdotação, Delou passou a oferecer a experiência de Atendimento Educacional Especializado no contexto da disciplina SSE 00275 Tópicos Especiais em Educação Especial. Nessa ocasião, a Professora Vânia Guerra, lotada na Escola Estadual Guilherme Briggs, foi contatada e informada do projeto em andamento. A professora passou a indicar e a acompanhar os alunos com altas habilidades/superdotação matriculados em sua sala de recursos multifuncional que aceitaram o convite de participarem das atividades oferecidas na Faculdade de Educação da UFF, durante a oferta da disciplina na Faculdade de Educação. A disciplina SSE 00275 Tópicos Especiais em Educação Especial conta 60h aula para cada aluno e graduação e foram realizadas atividades diversas entre jogos, Lego (não eletrônico) para a estimulação do pensamento, do raciocínio lógico abstrato, do  autoconhecimento, convivência e inclusão social. Todos os alunos foram avaliados individualmente a fim de mapear suas altas habilidades/superdotação. Uma aluna surda foi identificada e atendida junto aos demais alunos. A aluna lia lábios e a turma contava com uma estudante proficiente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O fato favoreceu que alguns alunos adquirissem um conhecimento superficial em Libras.

Em 2009, foi criada a Escola de Inclusão com três oficinas simultâneas: Braile, libras e Material Didático Tátil. Por meio do Edital PROEXT/MEC 2010, a Escola de Inclusão adquiriu o equipamento 8547 LEGO® MINDSTORMS® NXT 2.0, que permite a montagem e a programação de diferentes tipos de robôs. Na relação pedagógica instalou-se um ambiente lúdico, de compartilhamento, experiência, troca, reflexão, pesquisa. Uma dinâmica interdisciplinar foi sendo desenvolvida e testada na relação ensino-aprendizagem para a formação de professores.

As práticas pedagógicas realizadas com a utilização da tecnologia de modo lúdico e concomitante com estudantes de licenciatura e alunos com altas habilidades/superdotação propiciou a criação de uma disciplina optativa/eletiva na Faculdade de Educação. Em 2011, foi oferecida pela primeira vez a disciplina SSE 00247 - Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação, dando continuidade ao objetivo de favorecer o encontro de alunos com altas habilidades/superdotação e os alunos de diferentes cursos de licenciatura da UFF.

Para manter dois grupos diferentes em sala de aula durante o horário oficial de disciplina do curso de graduação foi feita a articulação da disciplina e dois programas de extensão oferecidos na Faculdade de Educação, o PAAAH/SD (Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação), criado em 1992, para realizar,gratuitamente, a identificação de alunos com altas habilidades/superdotação, orientação a família e a escolar, assim como, oferecer atendimento educacional especializado aos alunos,  e a  Escola de Inclusão, que capacita licenciandos em práticas pedagógicas inclusivas.

A disciplina possuía 60h e foi desenvolvida semanalmente às quartas-feiras em dois horários de duas horas consecutivas até o ano de 2017, quando ocorreu a aposentadoria da Dra. Cristina Delou, sua idealizadora. No primeiro horário, de 14h às 16h, eram apresentadas e discutidas questões teóricas sobre  altas habilidades/superdotação. Por volta das 15:30h os alunos, que vinham para o atendimento educacional especializado, iam chegando e se ambientado com o grupo de adultos. Às 16h começava a segunda parte da aula, que era desenvolvida por meio de oficina colaborativa, onde todos deviam interagir com vistas a conhecer os alunos convidados e realizar projetos de montagem de robôs sob a orientação dos manuais disponibilizados pelo produtor ou imaginados pelos próprios alunos.

A disciplina foi oferecida para alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Química, Física, Biologia, Educação Física, Filosofia, História, Geografia. No primeiro semestre de 2011, foram convidados dois alunos com altas habilidades/superdotação, que contavam 9 e 15 anos. No segundo semestre, outro aluno de 8 anos de idade passou a frequentar a programação. No primeiro semestre de 2012, foram convidados dois alunos, um de 11 anos e outro de 14 anos, respectivamente, do ensino fundamental e médio. Dando continuidade ao projeto em 2013, dois alunos foram convidados a permanecerem no projeto e até 2017  novos alunos foram convidados, inclusive alunos com autismo à época identificados com Transtorno de Asperger e depois Transtorno do Espectro Autista, Nível Leve.

Em 2012, foi criado o Programa de Altos Estudos da UFF "com o objetivo de acelerar os estudos para alunos com altas habilidades, colaborando, assim, para o crescimento qualificado da formação de pessoal de alto nível para o país. Desta forma, além de experimentarem o ambiente de pesquisa e pós-graduação mais cedo, ao longo de sua formação, os estudantes apoiados abreviam o tempo de conclusão de sua graduação e pós-graduação stricto sensu por meio de uma trajetória curricular avançada e integradora. O Programa de Altos Estudos é companhado pelo Comitê Gestor do Programa de Altos Estudos, composto pelos respectivos Pró-Reitores da PROAES, PROPPi e PROGRAD, ou por representantes designados pelos mesmos. Cada proposta submetida ao Comitê Gestor do Programa de Altos Estudos é elaborada e acompanhada por um Comitê Gestor Local do Programa de Altos Estudos." (Veja http://www.uff.br/?q=servico/programa-altos-estudos)

O Instituto de Biologia aderiu ao Programa de Altos Estudos, da PROAES, através do PPG em Ciências e Biotecnologia e desde então estabelecemos colaboração em diversas atividades, como o acompanhamento de alunos precoces com vocação científica do ensino fundamental e médio em projetos de ICJr, IC, com apoio da PROAES e da FAPERJ.

Desde a criação do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), este espaço foi campo de estágio de docência para professores com matrícula efetiva no curso e para alunos avulsos com interesses na área. Já foram desenvolvidas as seguintes dissertações de mestrado:

AMARAL, Alessandra da Silva Souza ÁvilaMAIA, Maria Vitória Campos Mamede; CANEN, Ana; DELOU, C. M. C.; KELMAN, Celeste Azulay; CASTRO, Helena Carla. Participação em banca de Alessandra da Silva Souza Ávila Amaral. A Formação de professor a partir do lúdico: um possível caminho para identificação de alunos com altas habilidades/superdotação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maurício Ribeiro Gomes. Uma proposta pedagógica para oficinas de robótica educacional orientada a alunos com altas habilidades/superdotação. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Cristina Maria Carvalho Delou.

Eduardo Erick de Oliveira Pereira. Casa Adaptada A Cadeirantes: Um Desafio Didático Para O Ensino A Superdotados. 2015. Dissertação (Mestrado em CMP em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Cristina Maria Carvalho Delou.

Ramieri Da Cunha Passos. ROBÓTICA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) QUE TRABALHAM COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em CMPDI - MP Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Em 2013, participamos do Edital Nº 55/2012, Programa Novos Talentos da CAPES, que tem o objetivo de "apoiar propostas para a realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica - tais como cursos, oficinas ou equivalentes - que ocorram no período de férias das escolas públicas e/ou em horário que não interfira na frequência escolar. As atividades devem valorizar espaços inovadores, como dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, inclusive empresas públicas e privadas, visando ao aprimoramento e à atualização do público-alvo e a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país.



Neste ano, contamos com a presença de um aluno cego, matriculado no curso de formação de professores do Instituto Professor Ismael Coutinho, interessado em Robótica. Acompanhe as fotos e os vídeos no site da Escola de Inclusão, atividades do Programa Novos Talentos - Campus do Gragoatá - UFF.

Em 2016,




Erick continua apresentando seus banners nos Workshop do PPBI, frequentando disciplinas como aluno avulso, participando de grupos em rede no Whatspp com pesquisadores da UFRJ e da Fiocruz. Atualmente, ele está sendo MENTORADO pelo mestrando aprovado no programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) e no Programa de Altos Estudos, Victor Gustavo Oliveira Evangelho. Erick já realizou Bioinformática I e está realizando Bioinformática II.

Enfim, neste blog poderão ser encontrados os materiais elaborados e postados pelos alunos: textos, vídeos (de autoria própria ou indicados do You Tube), slides em ppt, sites e filmes indicados que tratem do assunto ou outra forma de expressar conhecimentos para a divulgação científica de temas relacionados à educação de alunos com altas habilidades/superdotação. Também estão disponíveis as fotos e vídeos produzidos durante as aulas e que mostram o sucesso das atividades desenvolvidas.

As produções postadas refletem a capacidade produtiva de cada aluno, envolvimento com o trabalho acadêmico, a formação profissional, além de mostrar a traços de criatividade da personalidade de cada um.

Todos os materiais observam o uso correto das normas técnicas para a produção intelectual, acadêmica e as orientações contidas na Cartilha sobre o Plágio Acadêmico, disponível no site http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

Visite também os sites da Escola de Inclusão, do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão.