Identificação de Alunos Superdotados e Talentosos


LISTA BASE DE INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO

 - PARÂMETROS PARA OBSERVAÇÃO DE ALUNOS EM SALA DE AULA -

por

Cristina Maria Carvalho Delou

FORMA GRUPAL

INSTRUÇÕES:
1- Leia e analise, atentamente, cada item.
2- Procure se lembrar dos alunos que apresentam essas características.
3- Anote os nomes dos alunos no lugar indicado e, se necessário, o número da turma também.
4- Por último, anote nas fichas individuais os nomes dos alunos apontados na forma grupal e faça nova avaliação, agora individual.



COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS


CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

NOMES DOS ALUNOS
O aluno demonstra prazer em realizar ou planejar quebra-cabeça e problemas em forma de jogos.
GOSTA DE QUEBRA-CABEÇA E JOGOS-PROBLEMA (IG)[1]

O aluno dirige mais sua atenção para fazer coisas novas do que para o que já conhece e/ou faz sempre.
INTERESSA-SE MAIS POR ATIVIDADES CRIADORAS DO QUE POR TAREFAS REPETITIVAS E ROTINEIRAS (IG)

O aluno sente prazer em superar os obstáculos ou as tarefas consideradas difíceis.
GOSTA DE ACEITAR DESAFIOS (IG)

O aluno demonstra que faz excelente uso da faculdade de concatenar, relacionar idéias deduzidas uma das outras, a fim de chegar a uma conclusão ou a uma demonstração
TEM EXCELENTE CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO (IG)

O aluno mantém e defende suas próprias idéias.
APRESENTA INDEPENDÊNCIA DE PENSAMENTO (IG)

O aluno demonstra que associa o que aprende hoje ao que já aprendeu ou assimilou.
RELACIONA AS INFORMAÇÕES JÁ RECEBIDAS COM OS NOVOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (IG)

O aluno emite opiniões pensadas, refletidas.
EMITE JULGAMENTOS AMADURECIDOS (IG)

O aluno faz perguntas sobre assuntos corriqueiros do dia a dia, assim como sobre questões diferentes ligadas à física, astronomia, filosofia e outros.
POSSUI CURIOSIDADE DIVERSIFICADA (IG)

O aluno demonstra realizar com acerto e aperfeiçoar, cada vez mais, tudo o que faz.

PROCURA PADRÃO SUPERIOR EM QUASE TUDO O QUE FAZ (IG)

O aluno demonstra não precisar da ajuda de outras pessoas para desincumbir-se de suas responsabilidades.
APRESENTA AUTO-SUFICIÊNCIA (IG)

O aluno põe em prática os conhecimentos adquiridos.
APLICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS  (IG)

O aluno demonstra saber chegar ao término de um pensamento, problema, atividade e outros.
POSSUI CAPACIDADE DE CONCLUSÃO (IG)

O aluno produz idéias, faz associações diferentes, encontrando novas alternativas para situações e problemas.
É IMAGINATIVO (PC)[2]

O aluno usa métodos novos em suas atividades, combina idéias e cria produtos diferentes.
É ORIGINAL (PC)

O aluno faz atividades ou exercícios a mais do que foram pedidos.
EXECUTA TAREFAS ALÉM DAS PEDIDAS (PC)

 O aluno apresenta idéias comuns e diferentes com facilidade.
POSSUI FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO (PC)

O aluno não precisa de muito tempo para produzir idéias novas ou muitas idéias.
TEM IDÉIAS RAPIDAMENTE (PC)

O aluno demonstra verbalmente idéias novas e diferentes através de histórias, soluções de problemas, confecção e elaboração de textos, criação de objetos e outros.
POSSUI IMAGINAÇÃO FORA DO COMUM (PC)

O aluno produz, inventa suas próprias respostas, encontrando soluções originais.
CRIA SUAS PRÓPRIAS SOLUÇÕES (PC)

O aluno usa os objetos que já têm uma função definida de diferentes maneiras
DÁ NOVAS APLICAÇÕES A OBJETOS PADRONIZADOS (PC)

O aluno é capaz de perceber o que seus colegas são capazes de fazer, orientá-los para que utilizem esta capacidade nos trabalhos e atividades do próprio grupo.
PODE JULGAR AS HABILIDADES DOS OUTROS ESTUDANTES E ENCONTRAR UM LUGAR PARA ELES NAS ATIVIDADES DO GRUPO (CL)[3]

O aluno analisa e julga trabalhos artísticos em exposições, visitas e a parques, museus e outros.
O ALUNO APRECIA, CRITICA E APRENDE ATRAVÉS DO TRABALHO DE OUTREM (CL)

O aluno faz contatos sociais e inicia conversas com facilidade; faz amigos facilmente.
ESTABELECE RELAÇÕES SOCIAIS COM FACILIDADE (CL)

O aluno tem coordenação, agilidade, habilidade para participar satisfatoriamente de exercícios e jogos.
POSSUI HABILIDADE FÍSICA (CP)[4]

 



LISTA BASE DE INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO

 - PARÂMETROS PARA OBSERVAÇÃO DE ALUNOS EM SALA DE AULA -

por

Cristina Maria Carvalho Delou

Nome do Aluno: .............................................................................................................................
Data de Nascimento: ........................................... Série: ............................ Turma: .........................
Professor / Técnico Responsável: .....................................................................................................

FORMA INDIVIDUAL


INSTRUÇÕES: Observe seu aluno e preencha a Ficha Individual, marcando com um X os comportamentos observáveis correspondentes, de acordo com os critérios 1, 2, e 3. Conte quantos comportamentos SEMPRE foram marcados. Os alunos que apresentarem 18 ou mais comportamentos observáveis SEMPRE mostram significativos indicadores de altas habilidades/superdotação. Encaminhe-os ao Núcleo de Atendimento para Altas Habilidades/Superdotação do seu Estado.

1- NUNCA            2- ÀS VEZES            3- SEMPRE


COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS


CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

1

2

3
O aluno demonstra prazer em realizar ou planejar quebra-cabeça e problemas em forma de jogos.
GOSTA DE QUEBRA-CABEÇA E JOGOS-PROBLEMA (IG)[5]



O aluno dirige mais sua atenção para fazer coisas novas do que para o que já conhece e/ou faz sempre.
INTERESSA-SE MAIS POR ATIVIDADES CRIADORAS DO QUE POR TAREFAS REPETITIVAS E ROTINEIRAS (IG)



O aluno sente prazer em superar os obstáculos ou as tarefas consideradas difíceis.
GOSTA DE ACEITAR DESAFIOS (IG)



O aluno demonstra que faz excelente uso da faculdade de concatenar, relacionar idéias deduzidas uma das outras, a fim de chegar a uma conclusão ou a uma demonstração
TEM EXCELENTE CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO (IG)



O aluno mantém e defende suas próprias idéias.
APRESENTA INDEPENDÊNCIA DE PENSAMENTO (IG)



O aluno demonstra que associa o que aprende hoje ao que já aprendeu ou assimilou.
RELACIONA AS INFORMAÇÕES JÁ RECEBIDAS COM OS NOVOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (IG)



O aluno emite opiniões pensadas, refletidas.
EMITE JULGAMENTOS AMADURECIDOS (IG)



O aluno faz perguntas sobre assuntos corriqueiros do dia a dia, assim como sobre questões diferentes ligadas à física, astronomia, filosofia e outros.
POSSUI CURIOSIDADE DIVERSIFICADA (IG)



O aluno demonstra realizar com acerto e aperfeiçoar, cada vez mais, tudo o que faz.
PROCURA PADRÃO SUPERIOR EM QUASE TUDO O QUE FAZ  (IG)



O aluno demonstra não precisar da ajuda de outras pessoas para desincumbir-se de suas responsabilidades.
APRESENTA AUTO-SUFICIÊNCIA (IG)



O aluno põe em prática os conhecimentos adquiridos.
APLICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS  (IG)



O aluno demonstra saber chegar ao término de um pensamento, problema, atividade e outros.
POSSUI CAPACIDADE DE CONCLUSÃO (IG)



O aluno produz idéias, faz associações diferentes, encontrando novas alternativas para situações e problemas.
É IMAGINATIVO (PC)[6]



O aluno usa métodos novos em suas atividades, combina idéias e cria produtos diferentes.
É ORIGINAL (PC)



O aluno faz atividades ou exercícios a mais do que foram pedidos.
EXECUTA TAREFAS ALÉM DAS PEDIDAS (PC)



 O aluno apresenta idéias comuns e diferentes com facilidade.
POSSUI FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO (PC)



O aluno não precisa de muito tempo para produzir idéias novas ou muitas idéias.
TEM IDÉIAS RAPIDAMENTE (PC)



O aluno demonstra verbalmente idéias novas e diferentes através de histórias, soluções de problemas, confecção e elaboração de textos, criação de objetos e outros.
POSSUI IMAGINAÇÃO FORA DO COMUM (PC)



O aluno produz, inventa suas próprias respostas, encontrando soluções originais.
CRIA SUAS PRÓPRIAS SOLUÇÕES (PC)



O aluno usa os objetos que já têm uma função definida de diferentes maneiras
DÁ NOVAS APLICAÇÕES A OBJETOS PADRONIZADOS (PC)



O aluno é capaz de perceber o que seus colegas são capazes de fazer, orientá-los para que utilizem esta capacidade nos trabalhos e atividades do próprio grupo.
PODE JULGAR AS HABILIDADES DOS OUTROS ESTUDANTES E ENCONTRAR UM LUGAR PARA ELES NAS ATIVIDADES DO GRUPO (CL)[7]



O aluno analisa e julga trabalhos artísticos em exposições, visitas e a parques, museus e outros.
O ALUNO APRECIA, CRITICA E APRENDE ATRAVÉS DO TRABALHO DE OUTREM (CL)



O aluno faz contatos sociais e inicia conversas com facilidade; faz amigos facilmente.
ESTABELECE RELAÇÕES SOCIAIS COM FACILIDADE (CL)



O aluno tem coordenação, agilidade, habilidade para participar satisfatoriamente de exercícios e jogos.
POSSUI HABILIDADE FÍSICA (CP)[8]






[1] IG = INTELIGÊNCIA GERAL;
[2] PC = PENSAMENTO CRIADOR;
[3] CL = CAPACIDADE DE LIDERANÇA
[4] CP = CAPACIDADE PSICOMOTORA
[5] IG = INTELIGÊNCIA GERAL;
[6] PC = PENSAMENTO CRIADOR;
[7] CL = CAPACIDADE DE LIDERANÇA
[8] CP = CAPACIDADE PSICOMOTORA


1.       DELOU, Cristina Maria Carvalho. Lista Base de Indicadores de Superdotação – parâmetro para observação em sala de aula. (Dissertação de Mestrado). UERJ, 1987.
2. Psicóloga e Licenciada em Psicologia (PUC/RJ) - Mestre em Educação - área de concentração: Educação Especial/Superdotados - (UERJ) -  Doutora em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC/SP) - Professora Associado do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense - UFF - Campus do Gragoatá, Bloco D, sala 428, CEP: 24.210 -201, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: cristinadelou@id.uff.br