LISTA BASE DE INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO
- PARÂMETROS PARA OBSERVAÇÃO DE ALUNOS EM SALA
DE AULA -
por
Cristina Maria Carvalho Delou
FORMA
GRUPAL
INSTRUÇÕES:
1-
Leia e analise, atentamente, cada item.
2-
Procure se lembrar dos alunos que apresentam essas características.
3-
Anote os nomes dos alunos no lugar indicado e, se necessário, o número da turma
também.
4-
Por último, anote nas fichas individuais os nomes dos alunos apontados na forma
grupal e faça nova avaliação, agora individual.
COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS
|
CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS
|
NOMES DOS ALUNOS
|
O
aluno demonstra prazer em realizar ou planejar quebra-cabeça e problemas em
forma de jogos.
|
GOSTA
DE QUEBRA-CABEÇA E JOGOS-PROBLEMA (IG)[1]
|
|
O
aluno dirige mais sua atenção para fazer coisas novas do que para o que já
conhece e/ou faz sempre.
|
INTERESSA-SE
MAIS POR ATIVIDADES CRIADORAS DO QUE POR TAREFAS REPETITIVAS E ROTINEIRAS
(IG)
|
|
O
aluno sente prazer em superar os obstáculos ou as tarefas consideradas
difíceis.
|
GOSTA
DE ACEITAR DESAFIOS (IG)
|
|
O
aluno demonstra que faz excelente uso da faculdade de concatenar, relacionar
idéias deduzidas uma das outras, a fim de chegar a uma conclusão ou a uma
demonstração
|
TEM
EXCELENTE CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO (IG)
|
|
O
aluno mantém e defende suas próprias idéias.
|
APRESENTA
INDEPENDÊNCIA DE PENSAMENTO (IG)
|
|
O
aluno demonstra que associa o que aprende hoje ao que já aprendeu ou
assimilou.
|
RELACIONA
AS INFORMAÇÕES JÁ RECEBIDAS COM OS NOVOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (IG)
|
|
O
aluno emite opiniões pensadas, refletidas.
|
EMITE
JULGAMENTOS AMADURECIDOS (IG)
|
|
O
aluno faz perguntas sobre assuntos corriqueiros do dia a dia, assim como
sobre questões diferentes ligadas à física, astronomia, filosofia e outros.
|
POSSUI
CURIOSIDADE DIVERSIFICADA (IG)
|
|
O
aluno demonstra realizar com acerto e aperfeiçoar, cada vez mais, tudo o que
faz.
|
PROCURA
PADRÃO SUPERIOR EM QUASE TUDO O QUE FAZ (IG)
|
|
O
aluno demonstra não precisar da ajuda de outras pessoas para desincumbir-se
de suas responsabilidades.
|
APRESENTA
AUTO-SUFICIÊNCIA (IG)
|
|
O
aluno põe em prática os conhecimentos adquiridos.
|
APLICA
OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (IG)
|
|
O
aluno demonstra saber chegar ao término de um pensamento, problema, atividade
e outros.
|
POSSUI
CAPACIDADE DE CONCLUSÃO (IG)
|
|
O
aluno produz idéias, faz associações diferentes, encontrando novas
alternativas para situações e problemas.
|
É
IMAGINATIVO (PC)[2]
|
|
O
aluno usa métodos novos em suas atividades, combina idéias e cria produtos
diferentes.
|
É
ORIGINAL (PC)
|
|
O
aluno faz atividades ou exercícios a mais do que foram pedidos.
|
EXECUTA
TAREFAS ALÉM DAS PEDIDAS (PC)
|
|
O aluno apresenta idéias comuns e diferentes
com facilidade.
|
POSSUI
FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO (PC)
|
|
O
aluno não precisa de muito tempo para produzir idéias novas ou muitas idéias.
|
TEM
IDÉIAS RAPIDAMENTE (PC)
|
|
O
aluno demonstra verbalmente idéias novas e diferentes através de histórias,
soluções de problemas, confecção e elaboração de textos, criação de objetos e
outros.
|
POSSUI
IMAGINAÇÃO FORA DO COMUM (PC)
|
|
O
aluno produz, inventa suas próprias respostas, encontrando soluções originais.
|
CRIA
SUAS PRÓPRIAS SOLUÇÕES (PC)
|
|
O
aluno usa os objetos que já têm uma função definida de diferentes maneiras
|
DÁ
NOVAS APLICAÇÕES A OBJETOS PADRONIZADOS (PC)
|
|
O
aluno é capaz de perceber o que seus colegas são capazes de fazer,
orientá-los para que utilizem esta capacidade nos trabalhos e atividades do
próprio grupo.
|
PODE
JULGAR AS HABILIDADES DOS OUTROS ESTUDANTES E ENCONTRAR UM LUGAR PARA ELES
NAS ATIVIDADES DO GRUPO (CL)[3]
|
|
O
aluno analisa e julga trabalhos artísticos em exposições, visitas e a
parques, museus e outros.
|
O
ALUNO APRECIA, CRITICA E APRENDE ATRAVÉS DO TRABALHO DE OUTREM (CL)
|
|
O
aluno faz contatos sociais e inicia conversas com facilidade; faz amigos
facilmente.
|
ESTABELECE
RELAÇÕES SOCIAIS COM FACILIDADE (CL)
|
|
O
aluno tem coordenação, agilidade, habilidade para participar satisfatoriamente
de exercícios e jogos.
|
POSSUI
HABILIDADE FÍSICA (CP)[4]
|
|
LISTA BASE DE INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO
- PARÂMETROS PARA OBSERVAÇÃO DE ALUNOS EM SALA
DE AULA -
por
Cristina Maria Carvalho Delou
Nome do Aluno:
.............................................................................................................................
Data de Nascimento:
........................................... Série: ............................
Turma: .........................
Professor / Técnico Responsável:
.....................................................................................................
FORMA
INDIVIDUAL
INSTRUÇÕES:
Observe
seu aluno e preencha a Ficha Individual, marcando com um X os comportamentos
observáveis correspondentes, de acordo com os critérios 1, 2, e 3. Conte
quantos comportamentos SEMPRE foram marcados. Os alunos que apresentarem 18 ou
mais comportamentos observáveis SEMPRE mostram significativos indicadores de
altas habilidades/superdotação. Encaminhe-os ao Núcleo de Atendimento para
Altas Habilidades/Superdotação do seu Estado.
1-
NUNCA 2- ÀS VEZES 3- SEMPRE
COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS
|
CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS
|
1
|
2
|
3
|
O
aluno demonstra prazer em realizar ou planejar quebra-cabeça e problemas em
forma de jogos.
|
GOSTA
DE QUEBRA-CABEÇA E JOGOS-PROBLEMA (IG)[5]
|
|
|
|
O
aluno dirige mais sua atenção para fazer coisas novas do que para o que já
conhece e/ou faz sempre.
|
INTERESSA-SE
MAIS POR ATIVIDADES CRIADORAS DO QUE POR TAREFAS REPETITIVAS E ROTINEIRAS
(IG)
|
|
|
|
O
aluno sente prazer em superar os obstáculos ou as tarefas consideradas
difíceis.
|
GOSTA
DE ACEITAR DESAFIOS (IG)
|
|
|
|
O
aluno demonstra que faz excelente uso da faculdade de concatenar, relacionar
idéias deduzidas uma das outras, a fim de chegar a uma conclusão ou a uma
demonstração
|
TEM
EXCELENTE CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO (IG)
|
|
|
|
O
aluno mantém e defende suas próprias idéias.
|
APRESENTA
INDEPENDÊNCIA DE PENSAMENTO (IG)
|
|
|
|
O
aluno demonstra que associa o que aprende hoje ao que já aprendeu ou
assimilou.
|
RELACIONA
AS INFORMAÇÕES JÁ RECEBIDAS COM OS NOVOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (IG)
|
|
|
|
O
aluno emite opiniões pensadas, refletidas.
|
EMITE
JULGAMENTOS AMADURECIDOS (IG)
|
|
|
|
O
aluno faz perguntas sobre assuntos corriqueiros do dia a dia, assim como
sobre questões diferentes ligadas à física, astronomia, filosofia e outros.
|
POSSUI
CURIOSIDADE DIVERSIFICADA (IG)
|
|
|
|
O
aluno demonstra realizar com acerto e aperfeiçoar, cada vez mais, tudo o que
faz.
|
PROCURA
PADRÃO SUPERIOR EM QUASE TUDO O QUE FAZ
(IG)
|
|
|
|
O
aluno demonstra não precisar da ajuda de outras pessoas para desincumbir-se
de suas responsabilidades.
|
APRESENTA
AUTO-SUFICIÊNCIA (IG)
|
|
|
|
O
aluno põe em prática os conhecimentos adquiridos.
|
APLICA
OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (IG)
|
|
|
|
O
aluno demonstra saber chegar ao término de um pensamento, problema, atividade
e outros.
|
POSSUI
CAPACIDADE DE CONCLUSÃO (IG)
|
|
|
|
O
aluno produz idéias, faz associações diferentes, encontrando novas alternativas
para situações e problemas.
|
É
IMAGINATIVO (PC)[6]
|
|
|
|
O
aluno usa métodos novos em suas atividades, combina idéias e cria produtos
diferentes.
|
É
ORIGINAL (PC)
|
|
|
|
O
aluno faz atividades ou exercícios a mais do que foram pedidos.
|
EXECUTA
TAREFAS ALÉM DAS PEDIDAS (PC)
|
|
|
|
O aluno apresenta idéias comuns e diferentes
com facilidade.
|
POSSUI
FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO (PC)
|
|
|
|
O
aluno não precisa de muito tempo para produzir idéias novas ou muitas idéias.
|
TEM
IDÉIAS RAPIDAMENTE (PC)
|
|
|
|
O
aluno demonstra verbalmente idéias novas e diferentes através de histórias,
soluções de problemas, confecção e elaboração de textos, criação de objetos e
outros.
|
POSSUI
IMAGINAÇÃO FORA DO COMUM (PC)
|
|
|
|
O
aluno produz, inventa suas próprias respostas, encontrando soluções originais.
|
CRIA
SUAS PRÓPRIAS SOLUÇÕES (PC)
|
|
|
|
O
aluno usa os objetos que já têm uma função definida de diferentes maneiras
|
DÁ
NOVAS APLICAÇÕES A OBJETOS PADRONIZADOS (PC)
|
|
|
|
O
aluno é capaz de perceber o que seus colegas são capazes de fazer,
orientá-los para que utilizem esta capacidade nos trabalhos e atividades do
próprio grupo.
|
PODE
JULGAR AS HABILIDADES DOS OUTROS ESTUDANTES E ENCONTRAR UM LUGAR PARA ELES NAS
ATIVIDADES DO GRUPO (CL)[7]
|
|
|
|
O
aluno analisa e julga trabalhos artísticos em exposições, visitas e a parques,
museus e outros.
|
O
ALUNO APRECIA, CRITICA E APRENDE ATRAVÉS DO TRABALHO DE OUTREM (CL)
|
|
|
|
O
aluno faz contatos sociais e inicia conversas com facilidade; faz amigos facilmente.
|
ESTABELECE
RELAÇÕES SOCIAIS COM FACILIDADE (CL)
|
|
|
|
O
aluno tem coordenação, agilidade, habilidade para participar satisfatoriamente
de exercícios e jogos.
|
POSSUI
HABILIDADE FÍSICA (CP)[8]
|
|
|
|
1.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Lista Base de
Indicadores de Superdotação – parâmetro para observação em sala de aula. (Dissertação
de Mestrado). UERJ, 1987.
2. Psicóloga e Licenciada em
Psicologia (PUC/RJ) - Mestre em Educação - área de concentração: Educação
Especial/Superdotados - (UERJ) - Doutora
em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC/SP) - Professora Associado do
Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, da
Universidade Federal Fluminense - UFF - Campus do Gragoatá, Bloco D, sala 428,
CEP: 24.210 -201, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: cristinadelou@id.uff.br;