Em em janeiro de 2023, a Dra. Cristina Delou assumiu a nova Diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), para o biênio 2023-2024. Com ela, muitos companheiros de trabalho vieram juntos e desejam que sejam dois anos, "AMPLIANDO DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS".
Sócia e Colaboradora do ConBraSD Depois de um período de mudanças profundas em decorrência da pandemia, estamos passando por um processo de transformação social, cultural e acadêmica. Novas formas de conexão e construção de conhecimento surgiram modificando a forma como as pessoas acessam a produzem conhecimento.
Neste período, diversas ações e movimentos em prol das pessoas com altas habilidades/superdotação vem ocorrendo e a informação continua sendo uma poderosa estratégia na tentativa de aliviar o sofrimento psíquico e o desconforto social apresentado por esses indivíduos.
Neste cenário de profunda transformação, a Educação sofreu grande impacto e diversas ações vêm sendo implementadas. Nesse ritmo, caminhamos a passos largos para uma revolução educacional e já se fala em vivenciarmos a Educação 4.0, que será movida prioritariamente pela introdução de novas tecnologias no processo escolar de educação.
Nesta perspectiva, o ConBraSD, que é composto por um grupo de pessoas com diferentes formações acadêmicas/escolares, instituições especializadas no atendimento educacional especializado aos superdotados, pais, interessados no tema e os próprios superdotados vêm trabalhando, desde sua criação, para buscar a melhoria da qualidade de vida de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) na escola, no trabalho e na sociedade em geral.
Apesar dos evidentes avanços, ainda se faz necessário ampliar os diálogos entre pesquisadores e profissionais que atuam na área, com o objetivo de orientar e apoiar os professores, as famílias e as pessoas com altas habilidades/superdotação ao longo da vida para que possamos tirá-los da invisibilidade.
Desde a implantação das políticas de inclusão (Jomtien, 1990 e Salamanca, 1994), a Organização Mundial de Saúde deixou de divulgar dados estatísticos relacionados ao público da educação especial por enfatizar a educação para todos. Passados 28 anos, desde a mudança de paradigma das políticas educacionais para os países devedores do FMI daquela época, não vemos mudança em relação ao atendimento educacional previsto para os alunos com altas habilidades ou superdotação, assinalados desde 1996, como tendo direito ao atendimento educacional especializado devido às suas diferenças de aprendizagem. Por isso é importante entender a necessidade de identificar a parcela da população que apresenta altas habilidades ou superdotação a fim de que possam ter acesso às políticas específicas voltadas para esse grupo. Em 1972, o Relatório Marland, que tratava da Educação de Superdotados e Talentosos: Relatório ao Congresso dos Estados Unidos pelo Comissário de Educação dos Estados Unidos e documentos de referência apresentados ao Escritório de Educação dos Estados Unidos, em 2 vols, estimava que 3 a 5 % da população americana apresentava AH/SD. Estudos brasileiros apresentam a mesma estimativa, contudo os índices apresentados no Censo Escolar do Inep/MEC ainda são extremamente subnotificados e nos dois anos de pandemia, o número de alunos em atendimento educacional especializado caiu em praticamente 50%.
Se os dados forem analisados à luz do referencial teórico de Joseph Renzulli, observa-se uma invisibilidade ainda maior, tendo em vista que ele amplia tal espectro, ao considerar que, o Modelo de Enriquecimento Escolar é composto por um pool de talentos que alcança até 20% de estudantes com que também são candidatos às oportunidades suplementares de enriquecimento.
Sendo assim, e com a recente publicação do Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, suspenso em 1º de dezembro de 2020 pelo Ministro Dias Tofolli, é preciso repensar a definição de altas habilidades ou superdotação contida neste documento, disponível na página do MEC, bem como as estratégias para seu atendimento no contexto da escola.
Deste modo, a Chapa 2023-2024 "AMPLIANDO DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS" reitera os objetivos estabelecidos no Estatuto do ConBraSD, desde a sua fundação, assim como todos os objetivos em processo de construção, conquista e realização pelas diferentes Diretorias que nos antecederam, como:
• Sensibilizar a comunidade para o reconhecimento das situações e questões relativas às pessoas com altas habilidades/superdotação;
• Colaborar com as entidades públicas e privadas incumbidas de formular e promover políticas públicas para as pessoas com altas habilidades/superdotação;
• Congregar pessoas físicas e jurídicas, interessadas na área das altas habilidades/superdotação a fim de estabelecer intercâmbio de conhecimentos e experiências, coordenando seus esforços, estudos e ações;
• Incentivar o intercâmbio e a cooperação entre profissionais e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, que se ocupem das questões relativas às pessoas com altas habilidades/superdotação;
• Promover congressos, seminários, simpósios, encontros, conferências, palestras, cursos e outras atividades similares concernentes à finalidade do ConBraSD;
• Estimular a realização de estudos e pesquisas sobre temas referentes às altas habilidades/superdotação;
• Incentivar a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos destinados à educação, pesquisa, identificação e atendimento de pessoas com altas habilidades/superdotação e seus familiares;
• Fomentar a criação de uma Central de Dados e Informações sobre altas habilidades/superdotação, bem como a sua circulação; • Criar, manter e veicular publicações relacionadas a temas de interesse do ConBraSD;
• Solicitar, receber e aplicar quaisquer contribuições, doações, legados, subvenções e recursos financeiros provenientes de pessoas físicas e de entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para a realização das finalidades do ConBraSD; e
• Desenvolver outras atividades referentes à consecução da finalidade do ConBraSD.
Além disso, a Chapa 2023-2024, "AMPLIANDO DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS"se propõe a avançar neste cenário propondo algumas ações de fortalecimento da área, tais como:
● Abrir diálogo com membros ou grupos representantes de ações afirmativas para levantar necessidades da área;
● Criar a Revista Eletrônica do ConBraSD;
● Apoiar a realização da Conferência Nacional das AH/SD com vistas à participação do ConBraSD na Conferência Nacional - CONAE em 2023;
● Aumentar número de associados;
● Alimentar a participação do ConBraSD nas Redes Sociais;
● Negociar descontos e isenções de pagamentos, para os associados do ConBraSD, nos diferentes tipos de Serviços Especializados oferecidos pelos Sócios do ConBraSD, como: psicodiagnóstico, identificação das características de altas habilidades ou superdotação, atendimento terapêutico, atendimento educacional especializado, consultoria;
● Criar Serviço de Atendimento Educacional Especializado e Grupo Focal gratuito, remoto, pela página do ConBraSD para Associados;
● Estimular a abertura e a manutenção de linhas de pesquisa em AH/SD em cursos de mestrado e doutorado públicos e privados;
● Estimular a criação de novos cursos de mestrado e doutorado em AH/SD;
● Criar diretrizes e parâmetros para cursos e serviços na área;
● Criar o Observatório de Pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação do ConBraSD, na página do ConBraSD;
● Elaborar tutoriais administrativos do ConBraSD;
● Rever o Regimento e o Estatuto do ConBraSD adequando-o aos novos tempos de reuniões, eventos e eleições remotas.
Apresentamos nossa CHAPA para o biênio 2023-2024: "AMPLIANDO DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS"
PRESIDENTE: Cristina Maria Carvalho Delou (RJ)
VICE-PRESIDENTE: Denise Rocha Belfort Arantes Brero (SP)
1ª SECRETÁRIA: Vera Lúcia Palmeira Pereira (DF)
2ª SECRETÁRIA: Brenda Cavalcante Matos (MS)
1ª TESOUREIRA: Fabiane Silva Chueire Cianca (PR)
2ª TESOUREIRA: Michele Cousseau (RS)
CONSELHO FISCAL (Titulares):
Graziela Cristina Jara (MS)
Andrezza Belota Lopes Machado (AM)
Denise Maria de Matos Pereira Lima (PR)
CONSELHO FISCAL (SUPLENTES):
Jane Farias Chagas (DF)
Bartira Santos Trancoso (PR)
Aline Rinco Dutra Salgado (MG)
COMISSÃO TÉCNICA PRESIDENTE: Cristina Maria Carvalho Delou
EDITORA CHEFE DA REVISTA: Denise Rocha Belfort Arantes Brero Técnico
Responsável pela Revista on-line: José Guilherme Degásperi Brero
ACRE
● Taís de Souza Galdino Santana
AMAPÁ
● Ana Maria Pastana da Silva
● Gilvandro Pantaleão
● Marlon Assis Pastana
AMAZONAS
● Andrezza Belota Lopes Machado
● Carlene da Silva Martins
DISTRITO FEDERAL
● Angela Mágda Rodrigues Virgolim
● Francisco Rocha Sales
● Jane Farias Chagas
● Liliane Carneiro
● Vera Lúcia Pereira Palmeira
● Renata Muniz Prado
ESPÍRITO SANTO ●
Carly Cruz
MARANHÃO
● Fabiano Almeida Tajra
● Sandreliza Pereira Mota
● Suziane Muniz
MINAS GERAIS
● Aline Rinco Dutra Salgado
MATO GROSSO
● Nilceia Frausino da Silva Pinto
MATO GROSSO DO SUL
● Brenda Cavalcante Matos
● Graziela Cristina Jara
PARÁ
● Marcia Maria Xavier Veloso
PARANÁ
● Bartira Santos Trancso
● Denise Maria de Matos Pereira Lima
● Fabiane Silva Chueire Cianca
● Maria Lúcia Prado Sabatella
● Laura Ceretta Moreira
● Karina Inês Paludo
● Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti
PERNAMBUCO
● Clemir Queiroga de Carvalho Rocha
● Vera Borges de Sá
PIAUÍ
● Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
● Idimá Teles de Almeida
RIO DE JANEIRO
● Cristina Maria Carvalho Delou
● Fernanda Serpa Cardoso
● Maurício Ribeiro Gomes
● Renata Brasil
● Jacqueline Mac Dowell Lopes Alves
RIO GRANDE DO NORTE
● Ivana Maria de Lucena Silva
RIO GRANDE DO SUL
● Tatiane Negrini
● Nara Joyce Vieira
RONDÔNIA
● Maria da Glória Gomes da Silva dos Reis
SANTA CATARINA
● Maria das Graças Machado Moukarzel
SÃO PAULO
● Carina Alexandra Rondini
● Denise Rocha Belfort Arantes Brero
● Rosemeire de Araújo Rangni
● Tatiana de Cássia Nakano
● Danitiele Maria Calazans Marques
COLABORADOR INTERNACIONAL
● Nielsen Pereira
INSTITUIÇÕES - 3º SETOR
● Instituto Rogério Steinberg
● Instituto Apontar
● Instituto Sabendo +
● Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talent